AND - Associação nacional de Diáconos

 

A AND – Associação Nacional de Diáconos é a responsável em coordenar as ações dos diáconos na CBMB e nas igrejas que com ela cooperam, promovendo encontros espirituais, retiros, seminários, congressos, palestras, viagens missionárias e evangelísticas visando sempre à integração, o crescimento espiritual e o bem estar de todos em cada regional da CBMB.

Missão e Visão

 

Nossa missão é o ministério por excelência; o serviço como razão primacial. Se nos voltarmos aos Atos dos Apóstolos, constataremos que a diaconia outra coisa não é senão, um serviço incondicional e amoroso a Deus e a sua Igreja.Nossa Visão é a de que o diácono que não vive para servir a igreja de Deus, não serve para viver como ministro de Cristo. A essência do diaconato é o serviço do diaconato, o serviço também é o amoroso fundamento. E sem serviço a diaconia é impossível. Nesse sentido, quão excelso e perfeito diácono foi o Senhor Jesus!

 

A Natureza do Diaconato

 

A palavra diácono é originária do vocábulo grego diáconos e significa, etimologicamente, ajudante, servidor. Já que o diácono é um servidor,pode ele ser visto também como um ministro cristão, o que salientamos, é justamente o serviço.Em seu Dicionário do Novo Testamento Grego, ofereçe-nos, W.C. Taulor a seguinte definição de diácono: garçom, servo, administrador e ministro. Na Grécia clássica, diácono era o encarregado de lavar as iguarias a mesa, e manter sempre satisfeitos os convivas. Na Septuaginta, eram os servos chamados de diáconos,porem não desfrutavam da dignidade de que usufruíam seus homônimos do Novo Testamento, nem eram incumbidos de exercer a tarefa básica destes: socorrer os pobres e necessitados. Não passavam de meros serviçais. Aos olhos judaicos, era esse um cargo nada honroso. Se quisermos entender a real função do diácono, ver-nos-emos obrigados a recorrer ao étimo da palavra diaconia. No original, ostentam o referido vocábulo estes sentidos: distribuição de comida, socorro, ministério e administração. Não são esses basicamente os misteres do diácono eclesiástico. A palavra diácono aparece cerca de trinta vezes no Novo Testamento. Às vezes, realça ela o significado de servo; outras de ministro. Finalmente, sublima a função que passou a existir na Igreja Primitiva a partir de Atos capitulo 6. Observemos, entretanto que, nesta passagem de Atos dos Apóstolos, não encontramos a palavra diácono. O cargo é descrito, e o titulo não é declinado. A obviedade do texto, contudo, não atura duvidas: referiam-se os apóstolos, de fato ao ministério diaconal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos

Diretoria

Diac. Maria Madalena

 Presidente AND 

Valdelice Duarte

 Vice-Presidente AND 

Fale com a AND

 

Endereço: Rua 1º de Janeiro, nº 11 - Uruguai - Salvador / BA - CEP.: 40450-180  

Fones(71) 3314-0732 / 2223-9667 / 2223-9668

 

Estamos a sua disposição e de sua Igreja!

Nome *

Email *

Telefone

Endereço

Assunto

Mensagem

Seus detalhes foram enviados com sucesso!