top of page

Procedimentos Para Ordenação de Diáconos

 

Não poderíamos deixar de apresentar neste link da AND a alegria e o regozijo que devem caracterizar uma ordenação diaconal. É claro que cada igreja de nossa CBMB tem o seu próprio modelo de sagração. Acreditamos, todavia, que esta proposta em muito ajudará na solenidade de investimento dos fiéis obreiros, que, a partir de então estarão servindo a mesa de Cristo, e a mesa do anjo da igreja. Este trecho, pois, destina-se mui especialmente aos pastores. Quanto aos candidatos ao diaconato, conscientizem-se de seu compromisso diante de Deus, de seu pastor e da Igreja de Deus. Se você desempenhar bem este cargo, alcançará muitas bênçãos e honrará nosso Bendito Redentor.

 

Critérios e Tempo de Mandato

 

Os eleitos passam para um período probatório e de treinamento (este treinamento deve ser feito através do Curso de Oficiais Eclesiásticos da Coordenadoria Nacional de Educação Ministerial na CBMB). O mandato não tem tempo definido, conforme entendemos a posição bíblica. Cumprirá seu mandato enquanto bem servir, a critério da igreja, ou até que o próprio solicite seu desligamento.

 

Cronograma até o Dia da Consagração

 

1. Dois meses antes: remeter carta as igrejas, preparar convites, ver as participações inspirativas;

 

2. Um mês antes: acertar a preparação do templo para a consagração; comprar as Bíblias que serão oferecidas a cada eleito, bem como o certificado (solicitar a AND, que providenciará junto à Diretoria da CNEM) que será oferecido a cada novo diácono.

 

O que é a Cerimônia de Ordenação Diaconal

 

A cerimônia de ordenação diaconal é o ato solene através do qual os candidatos ao diaconato recebem a autorização formal da Igreja a fim de que possam exercer, de maneira plena, a vária função pertinente a esse ministério especifico. Deve, pois, a cerimônia consagratória ser um ato público e solene para que todos saibam que, doravante, aqueles, serão os obreiros que estarão respondendo pela diaconia da igreja. Sem essa solenidade, não terão os candidatos ao diaconato a necessária chancela para desempenhar tão importante cargo.

 

Como Deve Ser a Cerimônia de Ordenação Ministerial

 

A cerimônia de ordenação diaconal deve ser revestida de especial significado, pois através dela estaremos facultando aos candidatos a necessária autoridade a fim de que exerçam suas funções conforme nos recomendam o Novo Testamento. Em linhas gerais, pode a solenidade seguir a seguinte ordem:

 

1. Oração inicial:

 

Rogar-se-á ao Senhor venha abençoar a reunião afim de que todas as coisas saiam segundo a sua vontade, e concorram para gloria e louvor de Seu Santo nome.

 

2. Hinos:

 

Para esta ocasião, oferece-nos tanto o Cantor Cristão como a Harpa Cristã hinos pertinentes ao ato.

 

3. Mensagem:

 

O sermão deve tratar do significado, das relevâncias e das responsabilidades do diaconato. Como texto bíblico, sugerimos Atos capitulo 6. A apresentação dos candidatos. Ato contínuo far-se-á a apresentação dos candidatos. Em seguida, perguntará o celebrante a igreja se esta aprova os candidatos apresentados.

 

A Ordenação dos Diáconos.

 

O Ato Constatará dos Seguintes Passos:

 

a) Leitura bíblica: Após uma alocução que encerra o ministério diaconal, o celebrante lera a seguinte passagem: "Porque os que servirem bem como diáconos, adquiram para si um lugar honroso confiança na fé que há em Cristo Jesus" (1 Tm 3.13). Pode se ler também Atos 6.1-6;

 

b) Termo de compromisso: O celebrante fará as seguintes perguntas aos candidatos:

 

Os irmãos prometem, diante de Deus e de sua Igreja, aqui reunida, ter sempre a Bíblia Sagrada como infalível e inerrante palavra inspirada de Deus? Sim, prometemos. 

 

Prometem ser fiel a sua igreja e ao seu pastor e, zelando pela boa ordem na casa de Deus? Si, prometemos.

 

Prometem exercer fielmente o diaconato, tendo-o sempre em elevada honra conforme ordena a palavra de Deus? Sim prometemos.

 

Prometem servir a mesa de Cristo e a mesa da Igreja de Cristo como o faziam os diáconos escolhidos pelos apóstolos de Nosso Senhor em Jerusalém?

 

Diante deste compromisso, estaremos orando pelos irmãos, impondo-lhes as mãos segundo nos recomenda a Palavra de Deus, investindo-os das funções do diaconato.

 

c) A oração ordenatória: Rogar-se-á ao Senhor venha abençoar os candidatos ao diaconato, investindo-os das prerrogativas do cargo, para que venham servir á casa de Deus como o fizeram os primeiros sete diáconos na Igreja Primitiva. (Não se esqueça da imposição de mãos sobre cada um dos candidatos).

 

d) A entrega dos certificados: Após a oração, entregar-se-á a cada um dos novos diáconos o certificado (do curso previamente realizado na CBMB), juntamente com as credenciais. Algumas igrejas costumam presentear os novos obreiros com uma Bíblia de estudo ou do obreiro.

 

Importante: durante o ato de ordenação, os candidatos casados devem estar acompanhados de suas esposas. 

 

Organização

 

Os diáconos agora formam uma organização: Corpo Diaconal ou Ministério Diaconal? Tanto faz, o segundo nome parece mais bíblico e menos herança de tradição. Convocados pelo pastor, terão a sua primeira reunião e elegerão: presidente e vice, 1º e 2º secretários. Outros cargos poderão ser estudados a critério de cada grupo, por exemplo: líder de treinamento, líder de visitação, tesoureiro, etc.

bottom of page